Como ampliar a sua capacidade de adquirir mais conhecimento

como ampliar a sua capacidade de adquirir mais conhecimento - use diescernimento

Não há limites – nem de área e nem de idade – para saber mais, Sempre é tempo: esqueça aquela conversa de já estar velho de mais para aprender.

É natural ao ser humano sempre querer aprender mais. O conhecimento, além de dar oportunidades, faz bem para a autoestima. Porém, é preciso vontade para se manter atualizado, especialmente em uma época tão digital.

As coisas mudam rapidamente e o que era novo logo vira obsoleto. Então, qual seria a fórmula mágica para se tornar uma “máquina de aprender”? Nós separamos algumas dicas que podem ajudar.

A verdade é que, atualmente, é fundamental dominar as mais diferentes áreas e habilidades.

Há muitos especialistas no mundo, mas poucas pessoas que consigam se desbordar por temas distintos. Logo, na hora de aprender, não limite os seus assuntos.

Busque saber mais, ir além do que quem trabalha no seu campo já sabe. Trazer elementos de outras áreas para a sua te dá vantagem em criatividade e inovação.

Mantenha em mente que aprender não se restringe a ambientes educacionais como uma escola ou uma faculdade. Busque conteúdo até mesmo no que você faz como hobby – aliás, atividades feitas como lazer também são conhecimento.

Pense no que você já faz e no que você tirou de conhecimento disso. Trabalhar em equipe? Metas? Estratégia? Displina? Elabore!

Em geral, tendemos a ver o fracasso como algo extremamente negativo. Claro, ninguém gosta de falhar, mas aprenda a transformar um erro em acerto e a aprender com os que você já cometeu.

Não há dúvidas que aprendemos muito mais depois de errarmos: ficamos mais atentos, exigimos mais de nós mesmos. O mundo está repleto de exemplos de pessoas que atingiram patamares muito altos após uma queda feia.

Aprender é sair da zona de conforto, logo, se você estiver sempre certo, não vai adquirir nada de novo. E a verdade é que estamos em constante contato com coisas novas que podem se transformar em conhecimento. Então, esqueça aquela conversa de já estar velho de mais para aprender.

Como ouvi certa vez, nós só deixamos de aprender quando morrermos. Ou seja, se você se interessa por algo, invista! Aprenda com os seus erros, amplie os seus horizontes e, o mais importante, seja feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *